Exposição de fotografia de rua dá a conhecer melhor a capital portuguesa

Autor

Pierre Docquir
13 de Julho, 2022
A fotografia de rua pode ser a melhor forma de dar a conhecer uma comunidade grande e diversificada, como Lisboa. Até 19 de Agosto, na galeria Curious Monkey, é possível ver o trabalho de alguns fotógrafos apaixonados por Lisboa.

Eleanor McKeown – Instagram: @eleanor.mckeown

Ernesto Lucas – Instagram: @ernestlnx

Naoh – Instagram: @naohiro_st

Pierre François Docquir – Instagram: @pierre.f.photo

Pierre François Docquir – Instagram: @pierre.f.photo

Sérgio Raposo – Instagram: @sergiopcrt

Sérgio Raposo – Instagram: @sergiopcrt

Florian Rutzmoser – Instagram: @theartoflo_w

Frandu Almeida @frandualmeida

Ian Fortuna @iandfortuna

Rafael Gomes Rafael Gomes – Instagram: @therafaelgomes

A fotografia de rua consiste numa observação do mundo que nos rodeia, à medida que se apresenta aos nossos olhos e lentes. Não inclui necessariamente pessoas, embora normalmente o fizesse. Relaciona-se, porém, com a forma como os seres humanos vivem nas ruas e nos espaços públicos. À medida que passeiam pela cidade, cada um seguindo a sua própria curiosidade, os fotógrafos de rua contribuem para uma memória coletiva dos tempos em que vivem. Celebram a cidade, a sua beleza, a sua diversidade, bem como o absurdo ocasional das sociedades humanas e a peculiaridade dos seres humanos.

A exposição coletiva Street Photo Lx 2022 marca o primeiro aniversário de uma comunidade que nasceu em Junho de 2021 da mente de Naoh, um fotógrafo autodidacta japonês baseado em Lisboa. Queria reunir os lisboetas que têm este interesse em comum, tanto portugueses como estrangeiros, tanto novos como antigos residentes da cidade. Durante o seu primeiro ano de existência, o grupo organizou 35 atividades, incluindo passeios fotográficos em Lisboa e arredores, workshops onde foi apresentado o trabalho de artistas reconhecidos e foram discutidos vários tópicos relacionados com a fotografia de rua, e visitas de exposições de fotografia.

A exposição tem lugar na associação cultural Curious Monkey, que está situada ao lado das ruínas do Teatro Romano, na Rua de São Mamede. Foi inaugurada a 18 de Junho e fica aberta até ao dia 19 de Agosto. Pode visitar-se durante os numerosos eventos organizados pela Curious Monkey, que se podem conhecer pela Instagram @curiousmonkeylx. Também estará aberta na tarde de 30 de Julho, um sábado, das 15h às 19h. Nesta ocasião, bem como no último dia da exposição, os visitantes terão a oportunidade de ganhar uma tiragem de um dos fotógrafos.

Segundo os três curadores, no seu conjunto, as imagens apresentadas na exposição formam uma homenagem à cidade em que os fotógrafos participantes gostam de habitar e uma reflexão sobre os dias e as noites que vivem na cidade de Lisboa.

A Street Photo Lx está aberta a todos, não importa a experiência ou a câmara fotográfica.

Instagram: @streetphoto_lx

Meetup: https://www.meetup.com/street-photo-lx/

Curious Monkey: Rua de São Mamede 16B, 1100-534, Lisboa

Pin It on Pinterest