O Artéria é o novo projecto de jornalismo comunitário sobre a vida na cidade de Lisboa, produzido pelo PÚBLICO em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Comunitário porque fala dessa imensa comunidade e é feito pelas pessoas que a formam.

Executado por voluntários, sob coordenação de jornalistas, terá uma existência sobretudo digital, alojado no sítio do PÚBLICO (publico.pt), mas também uma versão impressa, a distribuir bimestralmente com o jornal. Pretende dar a conhecer o que de melhor podem as pessoas fazer pelos bairros, ruas e freguesias onde habitam, quando para tal se mobilizam.

As atenções vão estar centradas na rua. A forma privilegiada de o conseguir será a reportagem.

Como posso participar?

Envie um email para arteria@publico.pt, dizendo-nos como gostaria de contribuir para o Artéria. Terá sempre resposta.

Que género de contributo posso dar?

A reportagem será o elemento principal do Artéria. Estamos, por isso, abertos à participação de quem queira escrever sobre Lisboa. Mas as fotografias e as ilustrações serão também bem-vindas, claro.

Quais serão os assuntos a abordar?

Muitos e diversificados, sempre à volta do que de bom é feito para ter uma cidade melhor, mais justa, coesa e solidária ou das propostas mais interessantes nesse sentido. Sejam elas relacionadas com ambiente, solidariedade social, mobilidade sustentável ou vida de bairro.

E quem escolhe os temas?

Os conteúdos do Artéria serão discutidos por todos os que participam no projecto – voluntários e coordenadores editoriais -, sendo, nesse momento, avaliadas em conjunto as suas pertinência e exequibilidade. Os trabalhos tanto podem resultar da sugestão de um voluntário como do coordenador editorial. O que interessa é ambos estarem de acordo.

E se eu quiser falar só com o coordenador editorial?

Pode usar o mail (arteria@publico.pt).

De que tamanho serão os textos?

Variará, consoante o assunto a abordar. Os formatos principais, a obedecendo a bem definidos géneros jornalísticos, serão: reportagem (formato principal, com uma média de 4500/5000 caracteres, podendo no máximo atingir 8000-9000), entrevista (entre 5000 e 9000 caracteres), opinião/crónica (mínimo de 2500-400 caracteres) e a notícia (menos frequente, mínimo de 2000 caracteres).

Mas eu também posso escrever um artigo de opinião?

Bem, em princípio, isso estará reservado para pessoas que consideramos terem uma avalizada visão sobre determinado aspecto da vida na cidade. Mas cada caso será discutido individualmente.

Quem é que decide sobre o formato final do trabalho a publicar?

Serão sempre os coordenadores editoriais do Artéria a validar os artigos para publicação, dando ao voluntário toda a ajuda necessária para se alcançar esse objectivo. Se não está bem, dão-se sugestões, corrige-se e explica-se porquê. Qualquer dúvida que surja antes, durante ou após a execução de qualquer trabalho será sempre bem-acolhida pelos coordenadores editoriais. Estamos cá para isso.

Os trabalhos serão assinados?

Sim.

Pin It on Pinterest